Ofensa à integridade física qualificada; manifestação estudantil; utilização de gás pimenta pela PSP; acusação | Ministério Público no DIAP de Braga

26/09/2014

O Ministério Público no DIAP de Braga deduziu acusação contra um arguido, agente da PSP, imputando-lhe a prática de 9 crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Os factos remontam à manhã do dia 18.01.2013 e sucederam em Braga, no parque de estacionamento da Escola Secundária Alberto Sampaio, por ocasião de uma manifestação de alunos deste estabelecimento de ensino contra a decisão do Ministério da Educação que determinava a sua integração no Agrupamento de Escolas de Nogueira.

O Ministério Público considerou indiciado, entre o mais, que o arguido, agente que fazia parte da força da PSP que acorreu ao local, sem aviso prévio, sem solicitar a opinião de colegas e sem ordem superior, pulverizou os manifestantes com gás pimenta, atingindo nove deles, causando-lhes ardor, irritação dos olhos, da boca e da pele da cara.

O processo aguarda a designação de data para julgamento.