Peculato, participação económica em negócio; buscas; esclarecimentos nos termos do art. 86.º, n.º 13 do Código de Processo Penal; Ministério Público (Procuradoria da República) na Comarca de Vila Real

 


01/02/2019

Encontra-se a correr termos na Secção de Inquéritos da Procuradoria da República da Comarca de Vila Real, inquérito dirigido pelo Ministério Público, com investigação realizada pela Polícia Judiciária, no qual se investigam factos susceptíveis de consubstanciar, para além do mais, crimes de peculato e crime de participação económica em negócio, praticados no âmbito de cooperação entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e entidades brasileiras, tendo em vista a realização de doutoramentos e mestrados por parte de alunos brasileiros nesta instituição.
 
 
No âmbito do referido inquérito estão a ser realizadas, durante todo o dia de hoje, 22 buscas domiciliárias com pesquisas informáticas, 23 buscas não domiciliárias também com pesquisas informáticas, sendo 22 em empresas e outros locais relacionados com os suspeitos e uma na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
 
 
Neste momento estão afectos à realização das referidas buscas cerca de 80 elementos da Polícia Judiciária.
 
 
Por ora, não existem arguidos constituídos.
 
 
O inquérito encontra-se em segredo de justiça e a presente informação é prestada ao abrigo do disposto no art. 86.º, n.º 13, al. b) do Código de Processo Penal.