Roubos na via pública; acusação | Ministério Público na Comarca do Porto (2.ª Secção do Diap de Gaia)

 


17/10/2024

 
 
Por despacho datado de 10.10.2024, o Ministério Público na Comarca do Porto (2ª Secção do Diap de Gaia) acusou nove arguidos pela prática de um total de treze crimes de roubo (dois deles na forma tentada), cinco crimes de burla informática e um crime de violência após a subtração.
 
Nos termos da acusação, entre setembro de 2020 e abril de 2024, agindo paralelemente entre si, os arguidos abordaram treze vítimas na via pública, na cidade de Vila Nova de Gaia e, sob ameaças graves ou com recurso a agressões físicas, exigiram-lhes a entrega dos bens e valores que detinham. Em cinco dessas situações, na posse de cartões bancários subtraídos às vítimas ou com recurso à ferramenta MBWay instalada nos respetivos telemóveis que lhes retiravam, os arguidos procederam ao levantamento de quantias monetárias e, ainda, ao pagamento de bens/serviços.
 
Como consequência desta atuação, os arguidos obtiveram vantagens no valor global de €6.453,25, valor este que o Ministério Público requereu que fosse declarado perdido a favor do Estado, sem prejuízo dos direitos das vítimas.
 
Três dos arguidos encontram-se sujeitos a medidas detentivas à ordem destes autos e outros quatro em idêntica situação à ordem de outros processos.
 
 
NUIPC 1475/22.2PAVNG