Tráfico de influência, participação económica em negócio, corrupção, recebimento indevido de vantagem, fraude e desvio na obtenção de subsídio, participação económica em negócio, prevaricação, peculato e falsificação de documento; buscas; esclarecimentos nos termos do artigo 86.º, nº 13, do Código de Processo Penal; Ministério Público (DIAP distrital) na Comarca do Porto


20/06/2018

No âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP distrital do Porto foi determinada a realização, esta quarta-feira, de 16 buscas domiciliárias, 34 não domiciliárias, incluindo as instalações de entidade ligada ao turismo, 1 Câmara Municipal, SAD do Sporting Clube de Braga e do Vitória Sport Clube e 16 a veículos automóveis.

 

A investigação tem como objeto atividade levada a cabo por entidade ligada à promoção do turismo.

 

As buscas decorrem nas comarcas de Porto, Viana do Castelo, Viseu, Braga, Bragança, Lisboa e Faro e são efetuadas pela Polícia Judiciária e por magistrados do Ministério Público.

 

No inquérito investigam-se factos suscetíveis de integrarem os crimes de tráfico de influência, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção passiva e corrupção ativa de titular de cargo público, recebimento indevido de vantagem de titular de cargo público, fraude e desvio na obtenção de subsídio, participação económica em negócio de titular de cargo político, abuso de poderes de titular de cargo político, prevaricação de titular de cargo político, peculato de titular de cargo político e falsificação de documento.

 

Foram constituídos cinco arguidos.

 

O inquérito encontra-se em segredo de justiça e a presente informação é prestada ao abrigo do art.º 86.º, n.º 13, al. b), do Código de Processo Penal.